SOFTWARE DE GESTÃO PARA SAÚDE

Software inteligente para a área da saúde
Tenha o máximo potencial na prestação de cuidados

O MedicineOne é uma solução de gestão clínica integrada centrada no utente, concebida para dar resposta às diferentes necessidades das Unidades de Saúde Nacionais.

A aplicação gere toda a informação clínica e administrativa dos utentes, promovendo uma boa colaboração entre os profissionais através de workflows de trabalho integrados, otimizando os processos e apoiando a prática clínica no sentido de a tornar mais efetiva e isenta de erros.

O MedicineOne é a mais antiga ferramenta de gestão clínica nacional, tendo sido pioneira em Portugal, na criação e organização de um processo clínico eletrónico pela primeira vez em 1989. É produzida e mantida pela MedicineOne Life Sciences Computing, uma empresa dedicada inteiramente há 21 anos, ao desenvolvimento de soluções para a área da saúde.

A TRIGÉNIUS, tem técnicos certificados para a venda, implementação e suporte ao MedicineOne.

Prescrição Eletrónica

O MedicineOne está certificado pela ACSS para a emissão da receita eletrónica em papel branco. Este sistema introduz grandes melhorias ao nível da poupança e eficácia dos processos, quer para os utentes quer para as unidades de saúde.

Como base de dados de apoio à prescrição, o MedicineOne disponibiliza aos seus médicos a melhor fonte de informação disponível em Portugal: o Simposium Terapêutico da UBM Medica Portugal. Esta base de dados, além de fornecer toda a informação base do medicamento, disponibiliza também monografias completas, alertas pró-ativos de interações medicamentosas, de alergias e de contra-indicações. Disponibiliza ainda informação sobre o uso de medicamentos no desporto de alta competição, de interferências com alimentos, bebidas e plantas medicinais e as equivalências de cada medicamento com outros nomes comerciais em países estrangeiros.

A qualidade da base de dados é reforçada pelo fato de nela estarem desativadas as apresentações que não se encontram disponíveis no mercado, apesar de autorizadas pelo Infarmed. Desta forma, o médico não corre o risco de prescrever embalagens que não estão na realidade à venda nas farmácias. O MedicineOne apoia também o médico na adequação do número de embalagens a prescrever, tendo em conta a posologia escolhida e a duração do tratamento selecionada.

Faturação Certificada DGCI

Todo o processo de cobrança de taxas moderadoras, faturas a utentes e entidades está integrado com a agenda e processo clínico. A partir dela o MedicineOne despoleta o processo de cobrança das taxas e de faturação a utentes e a entidades.

Faturação a Utentes e Entidades

Todo o processo de cobrança de taxas moderadoras, faturação a utentes e entidades está integrado com a agenda e processo clínico. A partir dela, o MedicineOne despoleta o processo de cobrança de taxas e de faturação. Neste processo, são tidas em conta as regras de faturação específicas para o sistema de saúde do utente, podendo existir preços diferentes para o mesmo ato, de acordo com o sistema de saúde do utente. O MedicineOne está apto a gerir todas as especificidades dos serviços de saúde com grande presença no mercado como a Medis, MultiCare e AdvanceCare.

Além de toda a faturação, são disponibilizados módulos para a emissão de notas de crédito e débito, cauções, gerir contas-correntes dos utentes e entidades, mapas de caixa, mapas de pagamentos aos profissionais, mapas de débitos e resumos de faturas.

Faturação nos Cuidados Continuados

Da mesma forma, as especificidades da faturação nas unidades de saúde de cuidados continuados são cobertas pelo MedicineOne. Para este tipo de unidades foi concebido um módulo que permite, de forma rápida, a faturação de cuidados de saúde às ARS dos utentes e a faturação do apoio social aos utentes, bem como a emissão do mapa resumo mensal.

A compilação das diárias de internamento e "diárias" de apoio social é feita de forma automática para que não seja necessária a intervenção manual no momento da faturação, embora seja possível efetuar alterações no momento da emissão do documento.

Agenda Disponibilidade Marcações

O MedicineOne permite a gestão completa das agendas dos profissionais clínicos, de espaços e de equipamentos num ambiente semelhante à mais popular agenda, o Microsoft® Outlook. Para cada um destes é possível definir, de forma inteiramente livre, os horários de trabalho, a duração dos ciclos, bem como os atos associados. Através do uso de cores na definição dos horários, é possível aos gestores da agenda efetuarem uma leitura fácil e rápida da organização e preenchimento da mesma.

A consulta das agendas é extremamente fácil, uma vez que permite o uso de várias vistas de dia, semana, mês, ou dias selecionados. A pesquisa de marcações ou de vagas é também suportada de forma simples e rápida para facilitar o processo de agendamento. As marcações obedecem a um conjunto de regras configuradas no BackOffice que refletem as regras de funcionamento da unidade de saúde.

À medida que os utentes chegam à unidade de saúde e são atendidos, as marcações vão alterando o seu estado, sendo este refletido na agenda através de cores específicas para cada um. Cada profissional pode efetuar bloqueios de tempo na sua agenda para impedir marcações em períodos da sua ausência.

Além da gestão das marcações, é também possível gerir listas de espera para marcações por pessoa, espaços, equipamentos ou especialidades, que podem posteriormente ser transferidas para uma das agendas da unidade de saúde.

Dentro do módulo administrativo, é ainda possível realizar importantes atividades administrativas interligadas com os profissionais de saúde como: renovação de forma completamente eletrónica de receituário crónico, pedidos de guias de consulta, de credenciais de análises e MCDTs, bem como outros pedidos. Cada um destes pedidos é transformado em tarefas de trabalho que entram nas listas de trabalho de cada profissional. Desta forma, é dispensado o papel habitualmente usado, os profissionais clínicos são informados instantaneamente das tarefas a realizar e poderão validar e executar o pedido com apenas alguns cliques de rato.

Através do portal MedicineOne, os utentes poderão também, depois de entrar na zona reservada com os seus dados pessoais, solicitar a realização de algumas destas atividades como o pedido de renovação de receituário e pedido de marcação de consulta.

Processo Clínico Eletrónico

O processo do utente é composto por diversos módulos, contendo cada um deles um conjunto específico de informação. Cada médico e enfermeiro, pode selecionar os módulos com que deseja trabalhar. Cada um destes módulos está construído de forma a permitir um registo e consulta simples dos dados, disponibilizando apoio inteligente ao preenchimento dos diversos formulários de seguimento.

Estão disponíveis dezenas de módulos clínicos entre os quais

  • Resumo clínico
  • Problemas de saúde
  • Episódios
  • Consultas
  • Prescrição de medicamentos
  • Prescrição de análises e MCDTs
  • Biometrias
  • Antecedentes
  • Protocolos de seguimento
  • Referenciação
  • Baixas
  • Hábitos
  • Atos médicos
  • Atos de enfermagem
  • Vacinação
  • Educação e ensinos
  • Níveis de dependência
  • Internamentos
  • Diagramas corporais
  • Medicina do trabalho
  • Processo familiar
  • Diversas fichas de especialidade
  • Emissão de documentos diversos

Consulta Orientada por SOAP

O registo da consulta dentro do MedicineOne é feito de uma forma apoiada. O médico pode orientar a sua consulta de acordo com o método SOAP. Na introdução do texto em cada uma das rubricas SOAP o MedicineOne apoia a escrita, permitindo a codificação automática dos motivos da consulta e diagnósticos com base na classificação utilizada (ICPC II, ICD 9 ou 10) e permite ainda a criação de um dicionário de termos e expressões usadas com frequência para que estas possam ser inseridas de forma extremamente rápida.

Na janela de consulta, o médico tem acesso a toda a informação do processo clínico do utente sem ter que abandonar o ambiente de registo da informação. Cada evento ocorrido durante o seguimento clínico é organizado em forma de árvore, permitindo uma boa visão panorâmica de todos os contactos com o utente e todas as ações clínicas realizadas.

Fichas de Especialidades

Para as diversas especialidades clínicas, o MedicineOne disponibiliza fichas completas de seguimento clínico, entre as quais:

  • Pediatria
  • Ginecologia
  • Obstetrícia
  • Hipertensão
  • Diabetologia
  • Medicina do Trabalho
  • Oftalmologia
  • Cirurgia
  • Medicina Desportiva
  • Cardiologia
  • Estomatologia
  • Nutrição clínica
  • Otorrinolaringologia
  • Gastrenterologia
  • Outras

Trabalho em Equipa
com Enfermagem

O MedicineOne promove o trabalho em equipa entre médicos e enfermeiros. Médicos e enfermeiros podem trabalhar e partilhar os mesmos formulários inserindo, cada um, uma parte da informação. Além disso, o MedicineOne disponibiliza funções para a prescrição de intervenções de enfermagem. As intervenções ficam disponíveis para os enfermeiros no plano de trabalhos para serem agendadas e executadas de acordo com o plano estabelecido.

O quiosque MedicineOne é uma peça fundamental para um pré atendimento administrativo mais eficaz. No SNS, através deste equipamento, o utente pode executar no quiosque todo o seu processo de admissão, sem ter que recorrer aos serviços administrativos. Nas unidades de saúde privadas, o quiosque será uma peça importante em toda a gestão das filas de espera. O quiosque faz a identificação do utente através da leitura do seu cartão de utente, produz uma senha de atendimento e encaminha o utente para o atendimento administrativo ou diretamente para o atendimento clínico.

O sistema de chamada de utentes consiste num televisor onde são apresentadas as chamadas de utentes efetuadas pela equipa administrativa ou clínica. Posicionado na sala de espera da unidade e em conjunto com o quiosque, este sistema chama por voz cada um dos utentes para os quais foram geradas senhas de atendimento.

Quer o pessoal administrativo, quer os médicos e enfermeiros, têm integrado nos seus ambientes de trabalho (agendas e salas de espera) as funções de chamada dos utentes.

Portal das Unidades Saúde

O portal MedicineOne é um elemento importante para melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde. Integrado com o sistema de informação da unidade de saúde, o portal permite-lhe disponibilizar aos seus utentes um conjunto diversificado de informação sobre o seu funcionamento e conteúdos de saúde, mas também concede acesso a uma zona reservada aos seus utentes, onde estes poderão:

  • Pedir renovação de receituário crónico;
  • Pedir marcação de consulta;
  • Consultar as próximas marcações;
  • Pedir a emissão de um documento;
  • Contactar o seu médico ou enfermeiro, etc.

Todas estas funções estão integradas com o MedicineOne da unidade de saúde, recebendo os profissionais de saúde mensagens e tarefas na lista de tarefas individual e na sua caixa de correio interna.

Após a realização de cada tarefa solicitada pelo utente, este recebe uma notificação automática no seu e-mail, para que saiba que o seu pedido de receita ou documento, etc, já foi executado.

© Copyright 2016 - TRIGÉNIUS - Todos os direitos reservados