FradPlanta

“Facilmente se tira uma listagem com stock disponível, dando imediatamente ao nosso cliente a data de entrega da sua encomenda. Ganhámos muita produtividade”

As Necessidades

A necessidade de gerir o ciclo produtivo e apuramento dos custos reais de produção levou a FRADPLANTA® – HÉLIO PAIVA, LDA a procurar uma solução de gestão e produção integrados para o setor dos viveiros de plantas. Havia sobretudo grande necessidade de apuramento do custo unitário de produção, controlo de stocks, certificação dos lotes das plantas e rastreabilidade.

A Escolha do Software e do Parceiro

Tendo a TRIGÉNIUS o TGV – Gestão de Viveiros Trigénius totalmente integrado com o PRIMAVERA e sendo este o ERP que a empresa utilizava há mais de 5 anos, a escolha da FRADPLANTA® foi natural. Contribuiu de igual forma, a capacidade da TRIGÉNIUS em fornecer uma solução adaptada às especificidades da FRADPLANTA®.

A Implementação

A implementação do TGV – Gestão de Viveiros Trigénius foi faseada, tendo uma duração total de 6 meses, uma vez que foram desenvolvidas novas funcionalidades. A divisão de lotes e transferência de lotes, cálculo da % de erro (a previsão das falhas), gestão de taras por cliente e certificação de lotes foram algumas das novas funcionalidades desenvolvidas para este projeto. Neste projeto, todos os processos de produção, gestão comercial/ financeira, contabilidade e recursos humanos ficaram totalmente integrados.

Vantagens e Expectativas

É fulcral para a FRADPLANTA® toda a rastreabilidade da semente desde a sementeira à entrega ao cliente, assim como a imputação dos custos com os tratamentos aplicados nas plantas, para assim ter um custo real de produção, bem como o controlo do custo unitário das sementes.
Com a implementação do TGV, a FRADPLANTA® passou ainda a fazer um planeamento mais certeiro e atempado da produção, uma vez que antes da implementação o controlo de stocks e planeamento era feito de forma manual. Faz assim melhor gestão das estufas, pela gestão de localizações e espaço disponível por estufa. O TGV permite ainda ter um saldo de taras por cliente, assim como fazer uma gestão atempada das compras de componentes.