Lista das principais alterações disponibilizadas pela versão 9.15 SR3 do ERP PRIMAVERA

A fim de dar a conhecer de forma global as novidades da versão 9.15 SR3 do ERP PRIMAVERA são aqui listadas as principais alterações disponibilizadas por esta versão:


Pesquisa Inteligente de Contas
Com a opção de pesquisa inteligente de contas ativa (Ctrl+Barra Espaços, no Editor de Documentos), esta passa a ser apresentada quando no editor de movimentos for inserida uma conta que não de movimento.

Abertura Automática do Modelo de Lançamento do Diferimento
Na criação de diferimentos, a janela do modelo de lançamento passa a ser aberta automaticamente, permitindo desde logo a sua edição.

Sugestão em lote de recolha de recapitulativos
O utilitário de Recolha de Dados Fiscais (Contabilidade | Utilitários | Recolha de Dados Fiscais) passa a permitir o preenchimento em lote dos dados de recapitulativos, para os documentos que não efetuaram este tipo de recolha.

Sugestão de Valores na Decomposição das Fichas
Na decomposição de fichas o valor passa a ser sugerido com base no número de elementos da ficha destino.

Atualização da Retribuição Mínima Mensal Garantida em 2016 - Madeira
Foram disponibilizadas as alterações necessárias para que, no cálculo da Sobretaxa e no cálculo de indemnizações e compensações por fim de contrato, passem a ser considerados os novos valores de RMMG consoante o domicílio fiscal: Portugal Continental, Açores e Madeira.

Configuração da anulação de Acréscimos de Custos na ligação à Contabilidade
De modo a complementar a funcionalidade de Acréscimos de Custos, foram disponibilizados novos tokens na configuração da integração de vencimentos na contabilidade.

Geração automática de declarações
Foi criada uma nova funcionalidade no módulo de Recursos Humanos que permite a geração automática de um conjunto de declarações.

Reorganização da funcionalidade Mapa de Férias
De forma a centralizar as opções referentes ao Mapa de Férias, foram disponibilizadas alterações no módulo de Recursos Humanos. A funcionalidade disponível agrega agora os quatro tipos de mapas disponíveis.

Alterações à Relação Nominal
Em Moçambique, na sequência da publicação do Diploma Ministerial n.º 104/2015, de 27 de novembro, que atualizou o Mapa da Relação Nominal, foram efetuadas as adaptações necessárias para que este cumpra as novas exigências legais.

Geração de ficheiro Excel para importação de trabalhadores (submissão online da Relação Nominal)
Em Moçambique, a partir da entrega no ano de 2016, e de acordo com o Diploma Ministerial n.º 104/2015, de 27 de novembro, a Relação Nominal passou a poder ser entregue de três formas alternativas. Para dar resposta à nova modalidade de entrega, passou a existir uma nova opção relativamente à Relação Nominal.

Mapa de Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho (SOAT)
Foi disponibilizada para Cabo Verde a possibilidade de impressão de um Mapa de Seguros adaptado à realidade e às necessidades específicas deste mercado.

Novas validações e Processo de rejeição de Declarações de Remunerações (DR)
Para Portugal, as validações anteriormente suportadas no módulo de Recursos Humanos deixam de estar disponíveis uma vez que estes comportamentos passam a ser obrigatórios sob pena de rejeição da DR, passando o comportamento que as mesmas despoletavam a estar assumido no processamento e na geração da Declaração de Remunerações de forma automática.

Autofaturação para entidades que não exerçam atividade empresarial
Passa a ser possível no ERP PRIMAVERA criar documentos de autofaturação para entidades sem atividade empresarial.

Novo formato de exportação da declaração de introdução no consumo (e-DIC)
Passa a estar disponível para o mercado português a exportação de ficheiros da declaração de introdução no consumo no novo formato e-DIC (XML). O funcionamento é igual ao anterior, com a possibilidade de exportação neste novo formato.

Possibilidade de estornar documentos já liquidados
Passa agora a ser possível estonar documentos para uma nota de crédito se estes já estiverem liquidados, para que as devoluções e documentos de nota de crédito estejam ligados aos documentos originais para emissão de SAF-T.

Utilizar o mesmo código de barras secundário em vários artigos
Passa a ser possível introduzir o mesmo código de artigo como código secundário em mais de um artigo, mantendo o mesmo comportamento do código de barras principal, ou seja, o utilizador deverá de escolher no editor qual o artigo a transacionar, após a introdução do código de barras.

Possibilidade de definir códigos de credor distintos (por documento) no ficheiro SEPA
Para o mercado espanhol, passa agora a ser possível definir códigos de credor distintos no mesmo ficheiro SEPA. Deixa de ser obrigatório o preenchimento do código de credor no Administrador; assim sendo, quando não se preenche esse campo no administrador, o código de credor passa a ser o ID SEPA definido na conta bancária.

Possibilidade de introduzir valores com IVA incluído no editor de compras
Na janela de "Introdução pelo Valor Total" do editor de compras, passa agora a ser possível a introdução do valor da linha de artigo já com IVA incluído.

Acesso aos serviços ELEVATION condicionado ao estado das contas de cliente
Apenas os clientes com contas no estado ativo têm acesso aos serviços ELEVATION.

Listas e Painéis de Informação Relacionada com multi-idioma
As listas e painéis de informação relacionada passam a ser apresentados de acordo com o idioma selecionado pelo utilizador.

Melhoria na configuração do log de Empresas
Foi introduzida a possibilidade de selecionar todos os logs por aplicação/módulo ou selecionar todos os logs de todas as aplicações/módulos.

Opção 'Manter a sessão iniciada' associada ao utilizador do ERP
Quando um utilizador com acesso aos serviços ELEVATION faz login no ERP e de seguida abre o perfil do utilizador, a opção 'Manter a sessão iniciada' está sempre selecionada por omissão.

Alteração da política de registo de empresas
Com o intuito de garantir que a informação presente no ELEVATION é a mais recente e não contém conteúdo ofensivo, impróprio ou em falta, foi criado um documento com a informação relativa à política de registo de empresas nos serviços ELEVATION.

Suporte do idioma português pré e pós Acordo Ortográfico no ERP PRIMAVERA e produtos periféricos
Foi adicionada a possibilidade de o utilizador escolher entre a variante pré ou pós acordo ortográfico do idioma português. Esta alteração tem impacto em produtos periféricos PRIMAVERA, como por exemplo Office Extensions ou Windows Scheduler.