Cópias de Segurança


As cópias de segurança são uma ferramenta essencial para proteger os seus dados de uma perda involuntária ou maliciosa. Normalmente, só nos lembramos da palavra “backups” quando já é tarde demais. Antecipe-se. Assim, estará protegido de situações inesperadas e terá sempre acesso aos seus documentos, base de dados, e-mails ou outros.

Efetue cópias de segurança com regularidade e guarde várias versões de todos os seus servidores e pc´s para dispositivos físicos externos ou para a cloud.

No caso de efetuar cópias de segurança para dispositivos externos, desligue-os da rede e coloque-os num local seguro (fora da empresa por exemplo). Deverá simular reposições periodicamente.

Sugerimos ainda a existência de UPS. Estas, além de estabilizar a energia, permitem continuar a trabalhar em caso de corte no fornecimento de energia.

Se ainda não tem nenhum sistema de cópias de segurança, ou não tem a certeza do processo e fiabilidade do sistema implementado na sua empresa, contate-nos.

Implemente um sistema profissional e seguro de cópias de segurança com a ajuda de um técnico TRIGÉNIUS.

Relembramos que a TRIGÉNIUS não é responsável pela execução de cópias de segurança nos seus clientes.

À semelhança do que acontece com outras famílias de trojanos, os cibercriminosos que apostam no ransomware Filecoder, experimentam diferentes métodos de introduzirem esta ameaça no computador das vítimas:

  • Downloads a partir de sites contaminados com malware
  • Anexos de e-mail comprometidos
  • Instalação através de outro troiano ou backdoor
  • Instalação manual feita pelo atacante através de uma infiltração por RDP
  • Outros vetores de infeção

O que é importante salientar é que no caso de ser atacado, o atacante ganha acesso total ao computador infetado como se estivesse sentado na secretária, podendo descativar qualquer proteção antivírus e fazer o que lhe apetecer, incluindo instalar malware. Em alguns casos a instalação manual também é necessária devido ao facto de algumas variantes requererem a interação do utilizador, por exemplo, para definir a palavra-passe de encriptação.

Se não tem antivírus, se este não está atualizado, ou se tem alguns postos sem antivírus, contate-nos.

Mensagem de Polícia
Nenhuma força policial irá bloquear o seu computador e pedir dinheiro – ou seja, a mensagem que surge no ecrã é falsa. Por este motivo, não efectue qualquer pagamento e contacte a TRIGÉNIUS para o ajudar a desbloquear o computador, caso não o consiga fazer sozinho.

Mensagem Filecoder
Se estiver infetado com um filecoder, poderá não haver muito a fazer, mas de qualquer modo, deverá sempre tentar recuperar os seus ficheiros. Contacte a TRIGÉNIUS para este efeito a menos que tenha muitos conhecimentos na área da informática. Não tenha esperanças muito elevadas, uma vez que este tipo de ameaças utilizam uma encriptação muito forte, em muitos casos impossível de quebrar. Porém variantes mais antigas utilizam uma chave fraca ou sofrem de uma implementação deficiente e por esse motivo a recuperação pode ainda ser possível.

Os sites que disponibilizam músicas, filmes ou jogos de forma gratuita poderão estar infetados com malware. Importa salientar que desde o Verão que os cibercriminosos estão a criar sites falsos usando a pirataria e os downloads ilegais como atrativo, de modo a infetarem mais utilizadores.

É possível em alguns casos conseguir desbloquear o seu computador, embora isto não signifique que já não está infetado. É provável que o seu computador ainda possua o vírus. Instale um antivírus eficaz e verifique todo o computador.